Na linha metodológica de São João Bosco, que engloba o desenvolvimento integral das potencialidades humanas com base na razão, na religião e na bondade, o CNSG direciona suas ferramentas pedagógicas a fim de proporcionar uma Educação Infantil eficaz, voltada para o progresso físico, intelectual, moral e espiritual da criança.
Nos parâmetros dessa conduta educacional, nosso corpo docente emprega práticas que visam desenvolver a criança em formação em todas as suas capacidades, estimulando seu raciocínio lógico, sua linguagem, suas aptidões artísticas e as práticas de devoção dentro de um ambiente de fecunda afetividade, elemento imprescindível para torná-la, cada vez mais, dócil ao ensinamento, à aquisição de virtudes e convicta na escolha do bem.
Assim como existem formas louváveis para tornar a vida agradável em suas dificuldades, também na educação escolar, pautada no Sistema Preventivo, forjamos almas disciplinadas através do amor diariamente transmitido, por meio de atitudes e palavras que, segundo nosso inspirador São João Bosco, fazem a criança perceber e compreender que é amada pelos seus educadores.
Com ternura e dedicação, nossos alunos são estimulados ao cumprimento das regras pela prática de pequenas tarefas que tornam as obrigações costumes agradáveis no cotidiano escolar. Dessa forma, a busca pela aquisição de hábitos de virtudes favorece o desempenho intelectual e reforça a noção de responsabilidade.
Assim como a repetição conduz à perfeição, a regularidade nos comportamentos ensina, de forma prática, a importância de uma vida disciplinada, facilitando o aprendizado e o convívio em sociedade.
Dentre as diversas atividades presentes na rotina da Educação Infantil, destacamos a “Acolhida” ou recepção, conduzida pelos superiores. Logo após a chegada no recinto escolar, os alunos inicialmente se deslocam, ordenadamente, para o lugar onde guardam com cuidado seus materiais. Feito isso, se reúnem de forma ordenada para serem alegremente acolhidos, submetidos a um agradável instante de oração, ouvem uma palavra amiga ou a história da vida de um santo da Igreja.
Antes da refeição lavam as mãos e recitam a costumeira prece de agradecimento: “Abençoai-nos, Senhor, e a estes vossos dons, pois, pela vossa bondade somos alimentados. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.” Toda essa rotina, que visa exercitar o autocontrole e o domínio virtuoso de si, transcorre diariamente sob um clima temperado com canções e descontrações, transformando os deveres em práticas prazerosas, que facilitam nas crianças a fixação desses comportamentos.
O ensino de Música não poderia deixar de compor nossa oferta pedagógica à Educação Infantil. Aprender com alegria é o objetivo da regência musicaL nesta fase, por isso, a partir dos quatro anos nossas crianças são submetidas ao estudo da música através do método Kodally, cuja eficiência é indiscutível, pois proporciona uma experiência musical agradável e harmoniosa, facilitando assim o aprendizado das crianças.
Alicerçados em comprovações científicas – que atestam a importância da imersão da criança em ambientes que estimulam outros idiomas – nosso currículo também incorpora em sua prática, a partir dos quatro anos, o estudo das línguas inglesa e francesa. Desse modo, aproveitamos esse período propício para assimilação de novos fonemas e estruturas linguísticas.
Prezamos pelo exímio exercício das habilidades linguísticas, desde tenra idade. Deste modo, desde o Maternal, trabalhamos o reconhecimento das variações fonêmicas do nosso alfabeto, explorando a memorização de cantigas, rimas, poemas e, de forma lúdica e prazerosa, a decodificação dos fonemas por meio de brincadeiras, jogos e onomatopeias. Esse método de ensino aplicado na Educação Infantil, fase primordial de alfabetização, consiste no desenvolvimento da consciência fonológica. Essa metodologia procura aperfeiçoar na criança, de forma gradativa, a percepção e discriminação dos sons da fala, de modo a capacitá-la no sentido de manipular e segmentar com autonomia e segurança esses códigos fundamentais da linguagem humana.
Com essa metodologia, baseada em evidências científicas e na prática pedagógica, temos obtido resultados satisfatórios na alfabetização dos nossos alunos já na pré-escola.
A Educação Infantil está organizada em turmas constituídas segundo critérios determinados. Observando o limite máximo de 15 alunos, cada nível tem um plano lógico específico, ajustado de modo a estabelecer uma ligação cronológica inteligente entre os níveis precedentes e subsequentes, favorecendo o progresso agradável e contínuo das crianças em sua alfabetização. São quatro os níveis que formam nossa Educação Infantil:
- Maternalis I – 2 anos até 31 de março
- Maternalis II – 3 anos até 31 de março
- Infantia I – 4 anos até 31 de março
- Infantia II – 5 anos até 31 de março
Venha conhecer presencialmente nossa Proposta Pedagógica para a Educação Infantil!